Afinal, o que é tomar os pais?
- patriciaberlatto
- 21 de jun. de 2023
- 2 min de leitura
Bert Hellinger nos ensina a "tomar" os pais e não somente "aceitar" os pais. Qual é a diferença? 💙
No sentido utilizado por Hellinger, o ato de tomar os pais significa, também, tomar a vida. Quanto mais plenamente tomamos os pais, aqueles dos quais recebemos a vida, também vivemos com mais plenitude essa mesma vida.👨🏻🍼
Aceitar é uma postura passiva. Pode-se aceitar algo mesmo sem o desejar, mesmo achando ruim e fazendo cara feia. O que a pessoa queria mesmo era rejeitar os pais, mas como isso não é possível ela acaba aceitando. Coloca-se com superioridade, julgando o que é certo ou não dos próprios pais. Uma arrogância. Quem "aceita" os pais dessa forma, assim o faz com a própria vida e vive com cara de quem comeu e não gostou, com vontade de cuspir.
Tomar é ação, envolve uma postura ativa, de querer fazê-lo. Toma-se os pais com gosto, com tudo o que eles são e representam, sem julgamentos, sem querer excluir a parte "ruim", que também faz parte. Então a vida vem assim, como ela é, plena como pode ser. Real.
👨🏻🍼💙Tomar os pais é entender a forma como eles viveram a vida e puderam partilhá-la conosco. De todo modo, essas pessoas fazem parte da nossa construção de vida e permitiram nossa passagem por ela. Por isso, tomá-los significa que estamos de acordo com o seu amor e queremos que isso se reverbere em nosso futuro.
Quando queremos tomar os pais, precisamos abrir mão das exigências que nós colocamos sobre eles.
Tomar é uma entrega de humildade de nossa parte em que não nos achamos superiores. Ainda que eles tenham nos ferido, a lei da ordem permanece ativa e em seu lugar. Dizemos “sim” para eles sem fazer julgamentos ou qualquer crítica.
Tomar os seus pais é uma estrada de purificação longa, mas necessária ao seu crescimento. Ademais, apenas o fato de ter começado a caminhá-la é um progresso que refletirá em sua vida pessoal e profissional.
Não pense que isso se trata de um trabalho feito apenas em um dia em uma Constelação. Tomar os pais na Constelação familiar é um longo programa de vida. Ou seja, dura para sempre e deve ser feito dia após dia para reforçar o lugar que cada um possui.👨🏻🍼❤️
.png)





Comentários