top of page
Buscar

3ª Lei - Equilíbrio de troca

  • patriciaberlatto
  • 23 de out. de 2023
  • 1 min de leitura

A harmonia entre muitos casais é prejudicada por falta do equilíbrio da troca. Muitas pessoas dão mais do que o outro consegue retribuir. A pessoa que doa demais prejudica o equilíbrio da troca nas relações. Além disso, a pessoa que doou demais acha que tem o direito de cobrar algo de quem recebeu. Logo, a pessoa que recebeu muito sente que possui uma dívida no seu relacionamento. Como resultado:

Quem recebeu demais: se sente em dívida na relação e como não consegue quitar, quer ir embora. Essa dívida sentida pode ser atenção, carinho, dinheiro, tempo ou tolerância, por exemplo.

Quem doou demais: se uma pessoa dá muitas coisas ao parceiro, mas o outro não pode retribuir, ela desrespeita a dignidade dele.

A Lei do equilíbrio para Bert Hellinger é um dos pilares que sustentam as nossas relações. Por meio desse conhecimento nós criamos um elo saudável nas relações. Assim, nós entendemos que podemos doar, sem forçar, à medida que o outro possa receber.


Embora não haja um equilíbrio perfeito, a busca pela proximidade dele faz com que os relacionamentos possam crescer e prosperar com o crescimento de todos, num movimento que leva para mais harmonia, mais paz, mais partilha, onde sempre um dá um pouquinho a mais do que recebe e assim o “movimento” do equilíbrio se faz.


Os únicos relacionamentos onde existem desequilíbrios entre dar e receber são Pais e Filhos e Professores e Alunos. Os filhos e alunos, jamais poderão retribuir o que receberam dos pais e professores, a vida e o conhecimento respectivamente. Então, eles recebem, honram e passam adiante se for possível.

 
 
 

Patricia Berlatto

Atendimento Online e Presencial em Campinas

  • Whatsapp
  • alt.text.label.Instagram

(11) 976490394

@patriciaberlatto

©2023 por Patricia Berlatto

bottom of page