A 2ª Lei - Hierarquia
- patriciaberlatto
- 23 de out. de 2023
- 2 min de leitura
Nessa lei, Bert se refere à necessidade do respeito à hierarquia entre os membros da família. Quando essa hierarquia é desrespeitada, o sistema entra em desequilíbrio. Na hierarquia familiar, os pais são os grandes e os filhos, os pequenos e em uma empresa, os gestores vêm acima, os funcionários vêm abaixo.
Quando um filho se sente maior que seus pais há inversão de papéis e a lei da ordem é infringida. O filho que não consegue tomar o que recebeu dos pais, por fazer exigências, está rejeitando os pais. Quando alguém quer impor aos pais a maneira como devem ser ou o que deveriam fazer por ele, impede a si mesmo de tomar o que é essencial e enfraquece.
Em outros casos, quando um filho toma um lugar que não é seu, fazendo, por exemplo, o papel de pai dos irmãos, ou quando uma filha age como se fosse mãe da própria mãe, ou o filho como pai do próprio pai, ocorre um desequilíbrio. Quando alguém faz um papel que não é seu, toma para si uma responsabilidade que não lhe cabe. Essa costuma ser a origem de inúmeras doenças, sintomas, brigas e conflitos familiares.
Outras vezes desejamos que os outros vivam conforme nossa vontade, que nossos pais, irmãos ou cônjuge façam o que queremos que eles façam.
Agindo assim estamos nos portando como pais dessas pessoas. Quando tomamos consciência dessa inversão de papéis e aceitamos o destino do outro como é, retornamos ao lugar que nos pertence, a ordem é restaurada e o fluxo da vida segue com leveza, trazendo a todos alívio e liberação. Segundo essa lei, quando ocupamos o nosso lugar somos fortes, mas quando ocupamos o lugar de outro enfraquecemos.
.png)





Comentários