Acupuntura para virar o bebê: como a Acupuntura pode auxiliar na posição fetal
- patriciaberlatto
- 11 de mar.
- 2 min de leitura
A incidência de fetos em apresentação pélvica no final da gestação varia entre 3-4%. No mundo, aproximadamente 11% das cirurgias cesarianas são realizadas por apresentação pélvica, podendo representar até 80% em alguns países. As desvantagens da realização da cirurgia são aumento de 29% no risco de mortalidade materna imediata, riscos de eventos adversos em gestações futuras, e risco para trombose, tromboembolismo pulmonar, infecção puerperal, hemorragia pós-parto, infecção urinária, infecção cirúrgica, ruptura uterina na próxima gestação e problemas respiratórios neonatais (1).
Quando um bebê está em apresentação pélvica (sentado) ou transversa no final da gestação, a acupuntura e a moxabustão são técnicas seguras e naturais que podem ajudar a estimular a rotação para a posição cefálica (de cabeça para baixo), ideal para o parto.
### Como funciona?
A técnica mais utilizada é a moxabustão no ponto B67 (Zhi Yin), localizado no canto externo do dedo mínimo do pé. A aplicação do calor nesse ponto ativa a energia do útero, melhora a circulação sanguínea e estimula os movimentos do bebê. Estudos indicam que a moxa aumenta a taxa de bebês que giram espontaneamente, reduzindo a necessidade de procedimentos invasivos.
### Quando iniciar?
- O ideal é iniciar entre 28 e 32 semanas, pois há mais espaço para o bebê se movimentar. Mas pode ser realizada até a semana 34 (divergência entre autores). Após esse período já fica mais difícil que o giro aconteça.
- Deve ser aplicada por um profissional de acupuntura
### Benefícios
✔️ Estímulo natural e não invasivo para a rotação fetal.
✔️ Relaxamento do útero e redução da tensão materna.
✔️ Melhora da circulação e do fluxo energético na região pélvica.
A acupuntura pode ser uma aliada importante para um parto mais tranquilo e seguro. Sempre consulte um acupunturista especializado para um tratamento adequado às suas necessidades!
Tem interesse em saber mais sobre essa técnica? Deixe sua dúvida nos comentários! 💙✨
(1) Haddad SMT, Cececatti JG. REv Bras. Ginecol. Obstet.
Comments